,

4 práticas para diminuir o consumo de energia no seu negócio

Sustentabilidade. Essa é a palavra de ordem para a grande maioria das atividades profissionais que executamos diariamente. Não importa se você trabalha em uma grande indústria ou em uma mesa de escritório ou consultório, ter consciência de que suas atividades devem prezar pela manutenção e segurança do meio do ambiente é essencial para garantir que ele esteja preservado no futuro.

Uma das atitudes essenciais para garantir uma rotina sustentável de trabalho é diminuir o consumo de energia do seu negócio. Apesar de, na teoria, essa tarefa parecer difícil, na prática, controlar o consumo energético das nossas atividades é mais fácil do que parece.

Confira abaixo algumas dicas práticas que separamos para você:

Criar o hábito de apagar as luzes e equipamentos inutilizados

Apesar de ser um hábito regularmente incentivado, tanto na nossa rotina pessoal, quanto profissional, é muito comum observar empresas que insistem em desperdiçar energia deixando luzes e equipamentos ligados em momentos desnecessários.

Apagar uma luz do corredor ou desligar o computador ao sair do escritório são atitudes simples que podem gerar uma importante economia de energia para o seu negócio – além de uma boa folga na conta a pagar ao final do mês.

Por isso, crie o hábito de apagar as luzes sempre que sair de um ambiente e evite deixar equipamentos em stand-by, mesmo na hora do almoço.

Garantir uma rotina de auditoria do consumo de energia

Você tem o hábito de monitorar o consumo de energia da sua empresa mensalmente? Essa pode ser uma ótima prática para lhe ajudar a perceber quando o gasto está sendo elevado demais e quando você conseguiu fazer uma boa economia. Ao identificar os meses em que o consumo foi elevado, você consegue investigar quais foram as ações que influenciaram nesse aumento e, é claro, agir sobre elas.

É possível fazer esse controle em toda a empresa, assim como dividido por setores, para poder atuar de maneira mais eficiente no controle do gasto desnecessário de energia no ambiente.

Ter atenção ao uso do ar condicionado

Quase ninguém lembra do consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado quando o assunto é economia de energia – especialmente em dias de verão. Por mais atrativo que seja deixar esse aparelho ligado em vários ambientes da empresa para poder refrescar uma sala antes de receber um grupo de pessoas, essa prática pode elevar, e muito, os seus consumos de energia – além de prejudicar a saúde do trabalhador a longo prazo.

Vale a pena pensar em uma utilização inteligente do ar condicionado na sua empresa, para evitar que ele vire o vilão das suas contas com energia. Tente, pela manhã, aproveitar o máximo do ar fresco com as janelas abertas, deixando para ligar o equipamento somente a partir do horário de almoço, quando o dia começa a ficar mais quente. Com o final da tarde e a volta do tempo fresco, considere desligá-lo novamente.

Investir em fontes alternativas para diminuir o consumo de energia

Poucos anos atrás, falar em investir em fontes alternativas de energia era uma realidade quase impossível de ser imaginada por pequenas e médias empresas, visto que o custo para usufruir dessas fontes era muito elevado.

Com a popularização de métodos renováveis de energia, como a solar, por exemplo, hoje é possível utilizá-las como uma alternativa para economizar no seu consumo e ainda estabelecer um hábito sustentável para o seu negócio.

Faça um orçamento para instalar placas de captação solar no seu escritório ou espaço de trabalho e avalie as vantagens desse investimento.

Diminuir o consumo de energia no seu negócio será uma prática benéfica tanto para o seu bolso, quanto para o meio ambiente. O que você já aplica na sua rotina para exercer esse controle? Compartilhe com a gente o seu comentário!