água alcalina para consumo
, , ,

Você sabia que a água alcalina é ideal para consumo?

Todo mundo sabe que beber bastante água todos os dias é essencial para manter o corpo hidratado e ter uma boa saúde.

Mas talvez o que você ainda não tenha pensado é que nem todo tipo de água é o melhor para o consumo humano. Estudos indicam que a água alcalina é a que mais traz benefícios para o corpo.

Continue a leitura deste texto para conhecer melhor a água alcalina e as propriedades que fazem dela uma bebida ideal para ser consumida no nosso dia a dia. Veja também como ela pode contribuir para a sua saúde.

Vamos lá?

Por que a água alcalina é ideal para o consumo humano?água alcalina para consumo

Uma das principais características da água alcalina é que ela tem um pH entre 8 e 10, um valor superior ao pH do corpo humano que é de 7,5.

Isso significa que ela é menos ácida do que o nosso sangue, o que contribui para a qualidade de vida das células do nosso organismo, evitando o seu envelhecimento precoce.

Estudos científicos já mostraram também que ela é uma água pura, antioxidante, livre de cloro, toxinas, impurezas e ainda com um baixo nível de sódio.

Ela também é rica em minerais, como o magnésio, elemento muito importante para o nosso corpo e que é obtido por meio do consumo de água.

Com todas essas propriedades, a água alcalina ajuda a equilibrar o organismo com seu alto poder de hidratação e auxilia na prevenção e tratamento de doenças.

Leia também: Quais doenças podem ser causadas pela baixa qualidade da água?

Quais os principais benefícios da água alcalina para a saúde?

Hidratação das células

A capacidade de hidratação da água alcalina é muito superior se comparada à água comum. Isso é possível porque ela se junta em grupos de 6 moléculas, o que facilita a chegada dos nutrientes às células.

Por essa característica peculiar, a água alcalina também ajuda a retirar resíduos tóxicos do metabolismo celular.

Melhorias na cognição

A hidratação adequada e uma maior presença de minerais no organismo, proporcionadas pela ingestão da água alcalina, também contribuem para aprimorar processos químicos e orgânicos que são realizados no nosso corpo.

Entre esses processos, podemos destacar os que envolvem os sistemas muscular e nervoso.

Além disso, é possível observar ainda os impactos positivos em reações químicas como as respostas do cérebro, fazendo com que a gente reaja e processe informações com mais rapidez.

Longevidade

Apesar de ainda não estar comprovado que a água alcalina ajuda a prolongar a vida, sua característica antioxidante é importante para diminuir danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento celular.

Por ser rica em minerais, ela também mantém nossas células mais hidratadas, prolongando seu tempo de vida no organismo.

Conservação de massa magra

A concentração de magnésio na água alcalina ajuda a preservar a massa óssea e a nossa massa magra, estimulando a perda de gordura.

Além do magnésia, a água alcalina possui em abundância outros minerais essenciais para nosso corpo, como cálcio e o potássio.

A falta desses minerais, em especial o magnésio, pode favorecer o surgimento de vários tipos de doenças, entre elas a hipertensão, a obesidade, o diabetes, além de problemas cardíacos.

A água alcalina contribui ainda com a prevenção e tratamento de outros problemas de saúde, como osteoporose, colesterol e triglicerídeos altos, etc.

Todos esses benefícios trazidos pelo corpo humano por meio do consumo desse tipo de água consequentemente ajudam a melhorar o funcionamento do corpo a nível celular e a garantir mais disposição para as atividades do dia a dia.

Como avaliar a qualidade da água que estou consumindo?

No Brasil é possível encontrar alguns tipo de água mineral alcalina. Na hora de comprar a bebida, é sempre importante olhar no rótulo o pH da água. O ideal é ela tenha um pH superior a 7,5, de preferência entre 8 e 10.

Verifique ainda se a água tem uma boa combinação de sais minerais, como magnésio, potássio e cálcio. Além disso, observe se o líquido está inodor, incolor e insípido.

Você também pode comprar no mercado filtros capazes de transformar água da torneira em água alcalina.

No nosso site você encontra um modelo de purificador alcalino. Esse equipamento transforma a água comum em água tratada por meio dos seguintes processos.

1 – Filtragem

Ao passar pelo filtro, a água tratada tem uma redução significativa da quantidade de partículas em suspensão e metais pesados, como barro, areia, lodo, limo, ferrugem, etc.

2 – Purificação

Nesta etapa, ocorre a redução do cloro e de outras substâncias químicas e orgânicas que podem estar presentes na água.

3 – Bacteriológica

O processo continua com a retenção do cloro e componentes orgânicos. Começa aqui também a inibição e redução de bactérias, de forma a evitar uma possível contaminação da água, previamente tratada, por bactérias como a Escherichia Coli, pertencente ao grupo dos coliformes fecais.

​4 – Alcalinização da água

A quarta e última etapa se dá com a entrada da água em um refil com pH ácido ou neutro. As moléculas são desagregadas e inicia-se o processo de organização hexagonal, ou seja, em grupos de 6 moléculas, o que contribui para o processo de hidratação do organismo.

Em seguida, o PH da água é elevado a níveis entre 9 e 10 (índice chamado de alcalino) e o processo é finalizado com a anti-oxidação da água para combate aos radicais livres do corpo.

O purificador também possui uma função que ajuda a combater os radicais livres que são a causa do envelhecimento celular.

Viu só como é importante pensar na qualidade da água que você bebe? Agora que você já sabe qual a água ideal para consumo, aproveite e descubra também como funciona o purificador de água e tenha uma bebida mais limpa!