ar condicionado e saúde

Afinal, o uso do ar condicionado faz mal à saúde?

O ar condicionado é uma das maneiras mais práticas de fugir do calor e manter um ambiente bem fresquinho. Especialmente em empresas, onde várias pessoas trabalham em um mesmo espaço.

Mas apesar dos benefícios desse aparelho, muita gente tem dúvida se a exposição excessiva ao ar condicionado faz mal à saúde.

Confira a seguir a nossa análise e veja também como minimizar possíveis impactos negativos do equipamento.

Redução da umidade do ar

Todo ar condicionado funciona basicamente retirando umidade do ambiente onde está instalado para que o ar saia gelado do aparelho.

Quanto mais baixa a temperatura, menor é a umidade relativa do ar. E quando ela fica abaixo do normal, pode ressecar e irritar as vias aéreas, o que costuma gerar incômodos respiratórios.

Mas uma ação bem simples já ajuda a resolver esse problema. Basta umedecer as narinas e você pode fazer isso com um soro fisiológico.

O uso dessa solução não tem restrição e o resultado geralmente é imediato. Também vale sempre lembrar a importância de beber bastante água.

Mudanças bruscas de temperatura

ar condicionado e saúde

Entrar em ambientes frios quando os termômetros nas ruas da cidade registram altas temperaturas pode sim ser prejudicial.

Isso porque nesse tipo de situação o nosso corpo aciona um mecanismo defesa, em uma espécie de reação ao frio repentino.

Com isso, podemos sofrer com espirros, tosse e congestão nasal, sintomas que podem evoluir para um quadro de gripe.

Portanto, os médicas e outros profissionais da área de saúde recomendam que a temperatura do ar condicionado, principalmente em locais fechados, seja mantida na casa dos 22 até os 25 graus para ficar mais amena.

Uma boa dica é deixar o equipamento no modo automático para que não ocorram variações na temperatura.

Se não for possível regular a climatização do ambiente, vale também se agasalhar. Essa proteção ajuda a manter a temperatura do corpo e ainda melhora a sensação térmica.

Perda da qualidade do ar

ar condicionado e saúde

Esse problema pode ser causado pela falta de limpeza e manutenção do ar condicionado.

Durante o processo de refrigeração do ar, ocorre a condensação da água e na sua forma líquida ela se acumula dentro do aparelho.

Com isso, podem se desenvolver fungos e bactérias que irão se proliferar no ambiente onde está o equipamento.

Dessa forma, a qualidade do ar em uma sala de trabalho, por exemplo, pode até ficar pior do que na rua e contribuir para provocar rinite, sinusite e até asma nas pessoas que estiverem no ambiente.

Portanto, é imprescindível manter o ar condicionado sempre limpo para cuidar também da saúde dos funcionários da sua empresa.

Mas mesmo com a limpeza do aparelho em dia, também é bom abrir as janelas de vez em quando para garantir que o ar no interior de salas e escritórios seja renovado.

Então, o ar condicionado faz mal à saúde? Pelo que você pode ver neste conteúdo, os riscos não estão no aparelho em si, mas sim na maneira como ele é utilizado.

Por isso, fique atento e use o equipamento de forma que seja possível aproveitar os seus benefícios. E não perca tempo: agende já pela internet a manutenção do seu ar condicionado!