bebedouro para empresa
,

Qual o melhor bebedouro para empresa?

Você sabia que a legislação brasileira torna obrigatório o fornecimento de água potável e fresca em empresas para todos os funcionários?

Mas além de cumprir a lei, garantir esse direito do trabalhador também é uma forma de criar um ambiente de trabalho mais favorável à produtividade. Afinal, quem se mantém hidratado pode ser um colaborador mais disposto e motivado.

Dessa forma, é importante investir e escolher a dedo o bebedouro mais adequado para as necessidades do seu negócio. Se você ainda tem dúvidas sobre esse produto, está no lugar certo!

Neste post, vamos mostrar dicas de como comprar o melhor bebedouro para a sua empresa. Vamos lá?

Saiba o que diz a lei brasileira

bebedouro para empresa

Antes de falar sobre o que observar na hora de escolher um bebedouro para a sua empresa, é preciso reforçar o que é exigido das organizações pela legislação do país.

De acordo com as Normas Regulamentadoras (NR) 18 e 24, do Ministério do Trabalho, “é obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos.”

A lei ainda prevê que a quantidade de água fornecida deve ser superior a 250 ML por hora por pessoa. E que quando não for possível ter água potável corrente, ela deverá ser oferecida em recipientes portáteis produzidos por material adequado e de fácil limpeza, o mais comum é se utilizar os galões de água mineral de 20 litros nestes casos.

Penalidades para quem não cumpre as normas

O consumo de água sem tratamento pode trazer graves consequências para a saúde do trabalhador, provocando doenças como hepatite e leptospirose.

Mas além disso, a falta de bebedouros nas empresas ou aparelhos em desacordo com a lei pode pesar no bolso do empregador: é cobrada uma multa no valor de R$ 180 mil para quem não cumpre a legislação brasileira.

Veja o que observar em um bebedouro para empresa

Avalie a qualidade do equipamento

Como já vimos, a água fornecida por empresas para seus colaboradores deve cumprir três requisitos:

  1. ser potável, ou seja, própria para o consumo humano. Isso quer dizer que ela deve estar livre de elementos prejudiciais a saúde, como metais pesados, minerais em excesso, coliformes fecais, etc;
  2. passar por um processo de filtragem para remoção de odores, impurezas e cloro;
  3. estar fresca, em temperatura agradável, superior à natural.

Para cumprir todas essas obrigações, uma das condições imprescindíveis é que o bebedouro possua a certificação obrigatória concedida pelo INMETRO, atestando a capacidade do aparelho de filtrar a água.

Pense na demanda da sua empresa

Não adianta nada você comprar um bebedouro pequeno que forneça água potável, filtrada e fresca, mas que não tenha capacidade para atender bem todos os seus funcionários.

Para se ter uma ideia, em uma empresa com grande fluxo de pessoas, o uso intenso do bebedouro pode fazer com que a água não se mantenha sempre fresca.

Com isso, alguns colaboradores irão consumir a bebida em temperatura ambiente, o que muitas vezes pode até provocar dores de barriga e mal estar.

Portanto, é importante investir um pouco mais na compra do aparelho e adquirir um bebedouro industrial.

Existem hoje no mercado modelos que conseguem armazenar até 200 litros de água. Veja os tipos e a capacidade de cada um deles para fornecer água por dia:

 

  • Bebedouro industrial 20L

 

    • 81 pessoas em indústria leve;
    • 56 pessoas em escritórios, hospitais e escolas;
    • 31 pessoas em indústria pesada;
    • 22 pessoas em indústria pesada e ambiente quente.

 

  • Bebedouro industrial 50L

 

    • 200 pessoas em indústria leve;
    • 142 pessoas em escritórios, hospitais e escolas;
    • 76 pessoas em indústria pesada;
    • 52 pessoas em indústria pesada e ambiente quente.

 

  • Bebedouro industrial 100L

 

    • 400 pessoas em indústria leve;
    • 285 pessoas em escritórios, hospitais e escolas;
    • 153 pessoas em indústria pesada;
    • 105 pessoas em indústria pesada e ambiente quente.

 

  • Bebedouro industrial 200L

 

    • 800 pessoas por dia em indústria leve;
    • 571 pessoas em escritórios, hospitais e escolas;
    • 307 pessoas em indústria pesada;
    • 210 pessoas em indústria pesada e ambiente quente.

Escolha o tipo que mais se adequa à sua necessidade

Bebedouro industrial de galão

bebedouro para empresa

Esse modelo é ideal para empresa instaladas em regiões onde não existe ou é permitida instalação hidráulica ou ainda onde a água encanada não é de boa qualidade.

Pensando nessa demanda, este bebedouro foi desenvolvido para oferecer a possibilidade de acoplar um galão de água mineral para abastecimento.

O bebedouro industrial de galão também possui sistema de refrigeração, o que permite o fornecimento de água gelada para uma grande quantidade de pessoas.

Pode ser utilizado com eficiência em escolas, faculdades, indústrias, construtoras, hospitais, academias e outras empresas.

Bebedouro industrial de pressão

bebedouro para empresa

O equipamento de pressão, além de compacto, se destaca por sua estrutura extremamente resistente e robusta, feita em aço inoxidável.

Seu reservatório, de 20, 50, 100 ou 200 litros, preserva a água gelada e livre de elementos como o cloro. Também possui um filtro de carvão ativado, o mesmo usado em purificadores, o que aumenta a capacidade de filtragem.

Oferece água natural e mais sete opções de temperaturas geladas graças a um termostato instalado na lateral do bebedouro que pode ser ajustado pelos usuários caso o clima fique mais quente ou mais ameno.

O bebedouro industrial de pressão é ideal para atender locais com grande fluxo de pessoas, como escolas, faculdades, indústrias, construtoras, hospitais, academias, etc.

Os modelos de bebedouro de pressão e de galão podem ser encontrados nos formatos coluna, que é colocado diretamente no piso, e de bancada que deve ser instalado em uma mesa.

Bebedouro industrial suspenso e cuba inox

bebedouro para empresa

O bebedouro Industrial suspenso tem o formato de um caixa refrigerada,o que permite aproveitar melhor o espaço onde ele será utilizado.

Tem capacidade para fornecer, com eficiência, grande quantidade de água gelada para um grande número de pessoas, sendo ideal para escolas, igrejas, padarias ou obras.

Uma das principais diferenças desse modelo em relação aos demais está na instalação. O equipamento suspenso fica em um ambiente e a cuba/pia com as torneiras em outro.

Agora que você já sabe como comprar bebedouro para empresa, que tal começar a escolher o equipamento ideal para o seu negócio? Acesse nossa loja online e conheça os modelos disponíveis.