,

Como cortar custos na sua empresa com pequenas ações?

Em tempos de crise, as empresas precisam cortar custos para manter a competitividade. Embora possa parecer uma tarefa complicada, você vai descobrir que  fazer isso é muito mais fácil do que imagina. Neste post vamos falar de cinco dicas para cortar custos na empresa sem reduzir significativamente a sua produtividade, a qual poderá até aumentar. Confira!

1. Mais e-mail e menos papel

O custo do papel e das impressões normalmente não é notado. No entanto, é desejável que a sua equipe se acostume a utilizar os meios eletrônicos para resolver a maior gama de problemas possíveis e utilizar papel apenas quando estritamente necessário. No longo prazo, você vai economizar em papel, tinta, energia elétrica e depreciação do seu equipamento de impressão.

2. Impressoras em rede

Use impressoras em rede. É fácil usar os diferentes recursos de compartilhamento de redes no escritório, a partir de discos rígidos para as impressoras. Você pode ter uma área de impressão com uma boa impressora compartilhada e uso controlado de tinta.

Não use tintas de marca. É comprovado que as tintas genéricas funcionam perfeitamente bem, não causam nenhum dano para as impressoras e custam até um terço do custo de um cartucho de tinta original. Se você não se sentir seguro, realize testes com uma única impressora até se convencer dos resultados.

3. Controle a navegação na internet

Instale um sistema de controle de internet que permita o gerenciamento em detalhes dos aplicativos que podem ser utilizados por cada pessoa no escritório. Dê acesso aos empregados às ferramentas que sejam estritamente necessárias para o desempenho das suas funções e desative o acesso a programas e sites que os distraem, como Facebook, Twitter, jogos, pornografia etc. Existe grande perda de produtividade das pessoas, que muitas vezes nem conseguimos mensurar, mas essa estratégia pode disciplinar e manter sua equipe mais focada no trabalho.

4. Horas extras

Muitos funcionários tendem a trabalhar mais do que a empresa necessita, a fim de ganhar algumas horas extras sobre o seu rendimento. No entanto, nem sempre esse trabalho é essencial. Faça uma revisão detalhada sobre os afazeres dos funcionários e implemente controles que ajudem a conceder horas extras apenas quando isso for realmente necessário para a empresa.

5. Gastos em serviços básicos

Verifique as contas de serviços básicos, como eletricidade, água, telefone. As soluções podem ser muito simples, e começam com a detecção de onde se pode reduzir. Pense em desligar os roteadores dos computadores quando o expediente acaba, reduzir chamadas desnecessárias ou implementar serviços de VoIP como o Skype, que são soluções interessantes para reduzir significativamente os seus custos.

Outra medida para economizar com copos descartáveis é sugerir que cada funcionário tenha o seu copo ou sua caneca para beber água ou café. Como a empresa obrigatoriamente precisa fornecer água aos seus funcionários, mantenha um bebedouro, pois ele é muito mais higiênico e econômico no longo prazo. Ter um bebedouro é muito mais prático que ficar repondo galões de água em filtros, que, além disso, podem oferecer riscos de contaminação na hora de serem trocados.

Gostou das nossas dicas sobre como cortar custos na empresa? Acesse outro artigo do nosso blog e aprofunde-se mais sobre o custo-benefício de um dos aspectos que abordamos sobre gastos com serviços básicos. A

té o próximo post!