,

Como fazer a manutenção e limpeza de bebedouro com filtro?

Que a água é extremamente importante para a nossa sobrevivência, todos já sabemos! Para se ter um ideia, o corpo humano possui um percentual de 75% dessa substância, que auxilia em todo o funcionamento e na manutenção do nosso organismo.

Por isso, é essencial a ingestão de água diariamente, aproveitando sempre os seus benefícios! Uma das principais maneiras de disponibilizar esse recurso para os indivíduos é por meio dos bebedouros, que armazenam a água e a fornecem de maneira fácil, em seu estado natural ou gelada.

Porém, é preciso tomar alguns cuidados com esses equipamentos, para que a água possa ser disponibilizada sem contaminação de bactérias e alterações em suas propriedades, como sabor, cor e odor.

Uma das maneiras de permitir que a água dos bebedouros esteja limpa é realizar a sua manutenção corretamente. Quer saber como fazer isso? Então, continue a ler nosso post e saiba como realizar a limpeza do bebedouro com filtro!

É realmente necessário fazer a higienização do bebedouro?

Sim! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higienização e a limpeza do bebedouro com filtro deve ser realizada a cada seis meses. É preciso também seguir os regulamentos para uso de bebedouros.

A limpeza do bebedouro pode ser realizada por uma empresa especializada ou pelo próprio usuário. A escolha deve levar em consideração as condições do produto e a qualidade dos serviços realizados. Vale lembrar que o procedimento é de baixo custo.

Como realizar a limpeza do bebedouro com filtro?

Para realizar o procedimento, primeiramente, é necessário desligar o aparelho e aguardar que ele esfrie. Após isso, deve-se retirar toda a água que está contida no interior do filtro. Não é necessário jogá-la fora, pois ela poderá retornar ao bebedouro após a limpeza.

A higienização deve ser realizada com uma solução microbicida, inodora e incolor, que deve ser aplicada em todo o produto e retirada com água. Essa solução pode ser substituída por produtos de limpeza, como a água sanitária – uma colher a cada 3,8 litros de água.

O produto deve agir por cerca de 5 minutos. O tempo não deve se estender demais, pois as substâncias podem deixar a água com gosto. Além disso, é preciso que se retire todo o produto do bebedouro, lavando-o várias vezes. Isso evita uma possível contaminação da água após a limpeza e a higienização.

As torneiras devem ser retiradas durante a limpeza do bebedouro. Caso o serviço seja realizado por empresas especializadas, serão introduzidas serpentinas para melhor higienização, removendo areais, algas, bactérias, limos e outros sedimentos.

Qual a importância da limpeza do bebedouro com filtro?

A higienização do bebedouro pode evitar graves problemas causados pela presença de bactérias na água, como intoxicações, diarreias e náuseas. Além disso, a água continua com as suas propriedades naturais.

A falta de limpeza do bebedouro pode causar ainda o entupimento das torneiras, purificadores, filtros e mau funcionamento do termostato, devido ao acúmulo de sedimentos. Isso pode levar a uma ineficiência do aparelho e até mesmo à sua inutilização.

Percebeu como é importante fazer a limpeza periódica do bebedouro com filtro? Além de evitar a proliferação de bactérias, é possível prolongar o tempo de vida útil do equipamento!

Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? Então, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!