como funciona purificador de água

Como funciona o purificador de água?

A água é essencial para a saúde do nosso corpo. Portanto, é muito importante cuidar da qualidade dessa bebida, garantindo que ela esteja sempre livre de microrganismos que podem ser prejudiciais ao nosso organismo e até provocar doenças.

Para isso, existem os purificadores de água. Mas você sabe qual a diferença desse produto para o filtro comum e como funciona o purificador de água? É o que você vai conferir neste post!

Filtro de água X Purificador de água

diferenca filtro de barro e purificador de agua beloar

O filtro de água é um produto mais simples. Ele possui apenas uma vela central que é responsável por reter as impurezas contidas na água, eliminando a sujeira. Pode ser encontrado nas versões de barro ou plástico/inox.

As vantagens do filtro é que, ao contrário dos purificadores, ele não gasta energia elétrica e geralmente tem um preço mais acessível.

Por outro lado, os filtros não possuem um sistema que reduza o índice de cloro e nem de bactérias na água. Sem contar que é necessário limpar a caixa de água e higienizar a vela com frequência para garantir uma maior durabilidade do produto.

Além disso, com o tempo, a vela começa a apresentar uma coloração amarelada e sempre que isso acontecer é necessário fazer a troca.

Já o purificador de água, por ser um produto mais completo, consegue eliminar bactérias, sais e cloro. Confira outras vantagens desse aparelho:

  • retirada de possíveis odores e o sabor de cloro da água;
  • baixo consumo de energia;
  • limpeza em níveis que variam de P1, o mais intenso, que retém as menores partículas, a P6, o mais básico;
  • existem modelos que não precisam ser ligados na tomada para funcionar;
  • algumas versões têm tecnologias de purificação mais avançadas, como lâmpadas com emissão de raios ultravioletas para agir sobre as bactérias;
  • regulagem da temperatura da água para ser consumida gelada ou quente para fazer chás ou limpar mamadeiras, por exemplo. Essa funcionalidade depende do modelo do equipamento.

Também já estão disponíveis no mercado tipos de purificadores de água capazes de remover até a menor bactéria conhecida. Existem ainda os aparelhos com um sistema de tripla filtragem, que chega a remover até 99% do cloro existente na água.

Mesmo com essas vantagens, o purificador também precisa passar por uma limpeza periodicamente. Essa é uma forma de garantir a durabilidade do produto e, principalmente, o consumo de uma água mais pura e limpa.

Leia também: Quais os benefícios da água filtrada?

Como funciona o purificador de água

Agora vamos entender, passo a passo, como os purificadores fazem todo o trabalho de eliminação de impurezas da água.

1. Chegada da água às caixas d’água

Quando a água distribuída pelas redes locais de abastecimento para as caixas d’água chega ao purificador, apesar de tratada, ela ainda carrega alguma sujeira encontrada no caminho até as residências e empresas.

Além disso, há também um excesso de cloro porque esse elemento é essencial para que a água não seja contaminada durante o trajeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) até a caixa d’água.

2. Processo de limpeza da água

Apesar do cloro ter um papel importante na conservação da qualidade da água no caminho até as casas e empresas, o consumo desse produto pode ser prejudicial à saúde.

Por isso, o purificador é tão importante. No aparelho, a água passa pelos sistemas de retenção do equipamento para retirada de sólidos suspensos, como argila e areia, de bactérias, vírus e cistos e de elementos químicos, como o cloro, deixando a água limpa e própria para o consumo humano, além de evitar que a bebida fique com odores e sabores estranhos.

3. Temperatura para consumo

Por último, a água passa por um mecanismo de refrigeração no purificador que permite regular a temperatura para consumo, entre gelada, natural e quente.

Portanto, o purificador pode ser um aliado importante no cuidado com a qualidade da água que consumimos, ajudando a evitar doenças e problemas graves de saúde.

E agora que você já sabe como funciona o purificador de água, fica mais fácil adquirir o seu. Ainda mais porque é possível fazer a compra online e receber o produto no seu endereço.

Só não se esqueça de verificar na hora da entrega se o aparelho tem o selo de certificação do Inmetro, que avalia a capacidade do produto de oferecer água saudável.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] já viu aqui no nosso blog que os purificadores de água são equipamentos com uma capacidade maior de limpeza, se comparados aos filtros. Por isso, eles são uma boa alternativa para que possamos consumir a […]

  2. […] você bebe? Agora que você já sabe qual a água ideal para consumo, aproveite e descubra também como funciona o purificador de água e tenha uma bebida mais […]

Os comentários estão fechados.