filtro ou bebedouro
,

Filtro ou bebedouro de água? Entenda as diferenças!

Quem tem uma empresa sabe que precisa cuidar bem da água fornecida aos colaboradores. Para isso, é extremamente importante escolher bem o equipamento onde o líquido ficará armazenado, inclusive para estar dentro da lei.

Mas muita gente ainda tem dúvidas se deve comprar filtro ou bebedouro de água. Pensando nisso, preparamos este post para você conhecer as principais diferenças entre os dois e poder escolher a melhor opção para o seu negócio.

Confira!

Quais as características do filtro de água?

filtro ou bebedouro

O filtro é um equipamento mais simples. Ele funciona, basicamente, com uma vela central que retém as impurezas contidas na água, como pequenos grãos de areia, por exemplo, além de elementos químicos como o cloro.

A vela também ajuda a eliminar possíveis gostos e odores da água, deixando-a mais adequada para o consumo, seja ele direto por meio da ingestão do líquido ou no preparo dos alimentos.

Existirem vários modelos de filtro diferentes no mercado. Por isso, vamos apresentar aqui os principais.

Filtros de barro

filtro ou bebedouro

Considerado muito eficiente na limpeza das impurezas da água. Ele possui uma câmara de filtragem que retém 99% do criptosporidiose, um parasita causador de doenças, e de vários outros componentes.

Uma das desvantagens desse tipo de filtro é que a reposição da água precisa ser feita manualmente.

Filtros de pressão

filtro ou bebedourofiltro ou bebedourofiltro ou bebedouro

Esse modelo funciona ligado a uma rede de água encanada que já foi previamente tratada na rede pública.

Oferece alta vazão de água e retém as partículas de barro, ferrugem e areia, além de eliminar o cloro e outras impurezas que vêm com a água. O filtro de pressão pode apenas filtrar a água e oferecê-la na temperatura ambiente ou ter também a função de gelar a água. Este último é elétrico, com compressor hermético igual aos utilizados em geladeiras, o que permite a saída da água gelada.

Suportes de galão 20 Litros para água mineral

filtro ou bebedouro filtro ou bebedouro

É um dos modelos mais comum hoje em dia. Não é ligado ao sistema de fornecimento de água, e pode oferecer água na temperatura ambiente, ou água gelada, dependendo do modelo do equipamento.

Ao optar por esse modelo, a dica é utilizar apenas galões retornáveis comprados em distribuidoras confiáveis e limpá-los sempre com álcool antes de substituir o galão no bebedouro.

E como funciona o bebedouro?

Os bebedouros são mais indicados para locais com grande circulação de pessoas por serem mais práticos e econômicos.

Alguns modelos necessitam de um galão de água mineral para funcionar, o que pode gerar um gasto maior com a troca frequente do recipiente.

Existem também os equipamentos elétricos, que permitem a refrigeração da água para que ela seja consumida gelada, e diretamente ligados na rede água ou a um reservatório de água tratada e natural.

Confira os principais modelos de bebedouro.

Bebedouro de pressão

filtro ou bebedouro

É aquele de inox em formato de torre e com duas torneiras: jato e copo. Ele filtra e refrigera a água que vem pelo encanamento. Geralmente ficam espalhados em escolas e shoppings.

Bebedouro de galão

filtro ou bebedouro

Como o próprio nome já diz, é abastecido com galão de água mineral e vem disponível no formato de bancada ou torre. É ideal para locais com pouco fluxo de pessoas e que não possui uma rede hidráulica ou onde a água encanada não seja de uma procedência confiável.

Bebedouro industrial

filtro ou bebedouro

Existem modelos com reservatórios de 20 até 200 litros, em média, e que possuem um custo mais baixo de manutenção.

É indicado para faculdades, construtoras, academias e outros estabelecimentos que precisam de um equipamento para fornecer água gelada para uma grande quantidade de pessoas.

Bebedouro acessível

filtro ou bebedouro

Esse é outro modelo projetado para locais com grande fluxo de pessoas, mas feito sob medida para pessoas com mobilidade reduzida.

Veja as principais características desse tipo de equipamento:

  • teclas em braile com sistema easy-touch (toque-fácil);
  • design e altura adequados para atender principalmente deficientes físicos, garantindo ainda mais autonomia;
  • regulagem do jato de água;
  • sistema de filtragem que elimina sabores, odores e impurezas presentes na água e ainda controla a proliferação de bactérias;
  • pode ser utilizado em áreas internas e externas.

Para as empresas, onde o fornecimento de água filtrada e fresca é obrigatório, o mais indicado é o uso do bebedouro acessível ou do bebedouro industrial para atender todos os usuários e não deixar faltar água gelada mesmo nos períodos mais quentes do ano.

O que você achou do nosso conteúdo sobre as diferenças entre filtro e bebedouro de água? Quer saber mais sobre esses equipamentos e serviços de manutenção? É só curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro!