importância bebedouro acessível

Bebedouro acessível: como ele funciona e qual a sua importância

Já te contamos aqui no blog que a instalação de bebedouros é obrigatória em locais com grande circulação de pessoas, como empresas, casas de show, shoppings, cinemas, entre outros.

Mas você sabia que esses lugares também são obrigados a ter bebedouro acessível, ou seja, adequado para o uso de pessoas com necessidades especiais?

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância e as funcionalidades desse tipo de bebedouro.

Direito garantido por lei

Além de rampas, banheiros adaptados e portas com largura ampliada, os espaços de uso comum também deve ter bebedouros acessíveis.

A exigência está no Projeto de Lei 3262, de 2015, que “Torna obrigatório o fornecimento gratuito de água potável nas casas de espetáculos, shopping centers, cinemas, parques temáticos e danceterias de todo o Brasil.”

Ainda de acordo com a legislação, os bebedouros “deverão ser próprios para o uso de qualquer pessoa, criança, idoso ou portador de deficiência, e instalados em local visível de livre e fácil acesso.”

Veja agora as principais vantagens e funcionalidades do bebedouro acessível.

Leia também: Como o uso do bebedouro ajuda a prevenir doenças

Características do bebedouro acessível

importância bebedouro acessível

Esse modelo foi desenvolvido para locais públicos com grande fluxo de pessoas, de forma a garantir que todos tenham acesso fácil à água filtrada.

Fixado na parede, ele pode ser instalado em diferentes alturas para atender tanto adultos quanto crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, possui teclas em braile com sistema easy-touch (toque fácil), destinadas aos portadores de deficiência visual.

Basta um leve toque nas teclas para a saída do jato de água natural ou gelada. Já com o acionamento simultâneo das opções, a água gelada e a natural saem misturadas.

Alguns modelos de bebedouro acessível também possuem jato para copo.

Veja ainda outras funcionalidades desse aparelho:

  • troca do refil sem fechamento do registro, bastando girar a peça;
  • protetor bucal flexível;
  • regulagem do jato de água;
  • eliminação de odores e sabores da água;
  • desmontável para higienização;
  • dreno para limpeza.

Vantagens do equipamento

O bebedouro acessível possui uma tecnologia de refrigeração que mantém a água sempre fresca, mas consome pouca energia.

Além disso, sua estrutura é feita com material de alta resistência, o que permite utilizá-lo não só em ambientes internos, mas também externos.

O equipamento conta ainda com um sistema de purificação da água em 6 etapas que garante:

  • a retenção de partículas de sujeira;
  • a redução do cloro na água;
  • e o controle da proliferação de bactérias.

Para garantir a qualidade da água, o refil instalado no bebedouro para filtragem deve ser trocado a cada 6 meses, independentemente da capacidade de armazenamento do aparelho.

Viu só como é importante ter um bebedouro acessível? Se você tem uma empresa onde circulam muitas pessoas por dia, que tal promover a inclusão social e disponibilizar um desses para seus funcionários ou clientes? Para adquirir um equipamento novo agora, é muito fácil: acesse já a nossa online e escolha o melhor modelo!