manutenção bebedouros

Manutenção de bebedouros: como e quando fazer?

A qualidade da água consumida em bebedouros não é resultado apenas de uma boa rede de tratamento. É preciso também adotar uma série de cuidados para manter o equipamento sempre higienizado e funcionando em perfeitas condições.

Quer saber quais são esses cuidados, como fazer a manutenção de bebedouro da forma correta e com que frequência? Confira o nosso post de hoje sobre o assunto!

A importância da manutenção

Antes de falar exatamente como esse trabalho é feito, vale reforçar como a manutenção de bebedouros é fundamental para manter a água sempre limpa e fresca.

Quando esse tipo de equipamento não passa por uma higienização regular, ele pode deixar o líquido com odores, gosto ruim e permitir a proliferação de coliformes fecais e outros elementos que, uma vez ingeridos, podem causar vários problemas de saúde, como diarreias e infecções intestinais, por exemplo.

Além disso, a falta de manutenção pode causar entupimentos e problemas no sistema de regulagem da temperatura da água.

Esse serviço só pode ser feito por profissionais especializados na área, mas cabe também aos usuários zelar pela conservação de bebedouros em empresas, instituições, espaços públicos, etc.

Cuidados que ajudam a prevenir problemas

Existem algumas atitudes bastante simples que podem ser adotadas para manter os bebedouros limpos e evitar a necessidade de manutenções corretivas, ou seja, para consertar um defeito e, consequentemente um gasto maior com o aparelho.

Veja só como é fácil:

  • lave as mãos antes de usar o bebedouro;
  • utilize copos e garrafas para beber água;
  • não encoste a boca e/ou o nariz na saída de água;
  • não deixe animais se aproximarem da fonte;
  • jamais lave objetos no bebedouro.

Leia também: Filtro ou bebedouro: entenda as diferenças

Limpeza correta de bebedouros

Entre as manutenções realizadas nos equipamentos, é também imprescindível fazer uma higienização simples pelo menos uma vez no mês no bebedouro.

Confira, passo a passo, como fazer essa limpeza nos bebedouros de galão:

  1. escoe toda a água do recipiente do bebedouro;
  2. use uma bucha nova e seca para limpar o reservatório;
  3. encha o reservatório e para cada 2 litros de água acrescente 2 colheres de cloro líquido;
  4. deixe essa mistura de repouso por 30 minutos;
  5. escorre a solução pela torneira;
  6. lave o reservatório pelo menos duas vezes com água quente para tirar o excesso do cloro. Faço o mesmo nas torneiras e pronto!

Saiba mais sobre a higienização de bebedouros

Frequência de manutenção

A limpeza periódica do bebedouro, apesar de importante, não basta para manter o equipamento sempre limpo e em perfeito estado.

De seis em seis meses é necessário fazer a higienização completa, a fim de evitar, principalmente, o acúmulo de micro-organismos no aparelho.

Veja algumas das ações que podem ser feitas na manutenção:

  • limpeza e esterilização completa do equipamento;
  • desmontagem das torneiras para limpeza;
  • ajustes, substituição ou limpeza de filtros.
  • lubrificação, manutenção preventiva e verificação da necessidade de troca de peças, tais como placas, compressores, protetores térmicos, mangueiras, termostatos e torneiras;

Tudo isso deve ser feito por um técnico qualificado, para evitar que na manutenção ocorra danos no equipamento, uma vez que nesse tipo de manutenção é preciso desmontar e remontar os equipamentos e suas peças.

Portanto, procure sempre profissionais de confiança para ter a garantia de que o serviço será feita da maneira correta e os seus bebedouros terão uma vida útil maior.

Gostou de saber mais sobre a manutenção de bebedouros? Você já toma alguns desses cuidados? Se está na hora de fazer de fazer a higienização no seu equipamento, aproveite para agendar a visita de um técnico online.