, , ,

Por onde começar a reduzir o consumo de água na sua empresa?

Reduzir consumo de água é um importante desafio para as organizações contemporâneas. Isso acontece não só pelo quesito financeiro, mas também por uma questão de preservação do meio ambiente. Afinal, a água potável é um recurso natural que deve ser preservado e cabe também às empresas incentivar os colaboradores a pouparem.

Muitos empresários querem reduzir consumo de água, mas não sabem por onde começar. Por esse motivo, elaboramos uma série de dicas que irá ajudá-lo a fazer uma boa gestão desse recurso na sua empresa. Vamos conferir?

1. Utilize fontes alternativas

Uma boa ideia para reduzir o consumo de água é a utilização de fontes alternativas e gratuitas, como captar a água das chuvas em reservatórios, por exemplo.

É claro que a água da chuva não pode ser utilizada para beber, mas pode ser uma excelente opção para a limpeza do chão e das paredes, bem como para lavar uniformes e panos de limpeza.

2. Inspecione os vazamentos

Pode não parecer, mas uma simples torneira pingando é responsável pelo gasto de mais de 40 litros de água em um único dia. Imagine o quanto isso não representa em um mês? Agora imagine um vazamento maior, nas tubulações da empresa e que você nem tem conhecimento. Quanta água pode estar sendo desperdiçada e você nem sabe?

É por esse motivo que inspecionar os vazamentos é fundamental. Além de contratar o serviço de uma empresa especialista em canos e tubulações, os próprios colaboradores podem ajudar a fazer a fiscalização em torneiras e descargas dos banheiros, por exemplo.

3. Crie programas de conscientização

De nada adianta a gerência querer economizar água se os funcionários não colaborarem com os gestores. Por isso, o setor de comunicação interna ou endomarketing pode realizar um programa de conscientização entre os colaboradores.

Podem ser realizadas palestras e produzidos materiais informativos, como folders e flyers, explicando a importância do uso adequado da água na organização. Isso possibilitará a criação de uma força tarefa pela economia de água na empresa.

4. Encontre formas para reutilizar a água

Existem algumas maneiras de reutilizar a água. Se a sua empresa possui alguma linha de produção em que haja o processo de lavagem de peças, por exemplo, é possível que essa água seja utilizada mais de uma vez, ficando armazenada em galões ao invés de ser descartada.

Já a água utilizada para limpeza e higienização, desde que não contaminada com produtos químicos, também pode ser reutilizada — para regar os jardins, por exemplo.

5. Utilize bebedouros nas áreas comuns

Nas empresas em que há uma grande quantidade de colaboradores no mesmo espaço, o mais adequado é a instalação de bebedouros no local. Isso fará com que o frequente uso de torneiras não acabe gerando vazamentos.

Além disso, os bebedouros são práticos e higiênicos, podendo, assim, cada colaborador da empresa ter a sua garrafinha e enche-la para ter sempre água na sua mesa, evitando o deslocamento até os banheiros ou cozinha para pegar água na pia.

Reduzir o consumo de água pode parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas, seguindo essas dicas, você certamente alcançará o sucesso nessa atividade.

O que você achou do post? Sabe mais dicas para reduzir consumo de água em empresas? Então deixe um comentário e compartilhe sua opinião e experiência conosco!