Eletrônico ou com compressor: qual o melhor purificador de água?

Você já viu aqui no nosso blog que os purificadores de água são equipamentos com uma capacidade maior de limpeza, se comparados aos filtros. Por isso, eles são uma boa alternativa para que possamos consumir a água com uma qualidade próxima de sua forma mais pura.

Mas existem no mercado diversos tipos desse produto e aí vem a dúvida: qual o melhor purificador de água? Você pode escolher entre purificadores com sistema de resfriamento por placa eletrônica ou com compressor.

Conheça agora as características, diferenças e vantagens de cada um. Vamos lá?

Purificador de água com placa eletrônica

purificador de água com placa eletrônica purificador de água com placa eletrônica

Neste modelo, as placas eletrônicas ou pastilhas termoelétricas são responsáveis por resfriar a água armazenada no purificador.

A principal vantagem desse tipo de equipamento é que ele economiza energia. Ele também é mais leve e mais barato.

A economia de energia é possível porque as pastilhas termoelétricas têm baixa performance. Por outro lado, uma desvantagem é a demora para resfriar a água, que pode chegar a até 2 horas de espera.

Com isso, o purificador eletrônico gela uma quantidade limitada de água por dia e a temperatura dela não fica tão baixa quanto no compressor.

O processo de resfriamento ocorre por meio do Efeito Peltier. Trata-se de diversas junções interligadas que ao receber uma corrente elétrica permitem o fluxo de calor.

Assim, uma das superfícies da placa é resfriada enquanto a outra é aquecida, mas esse calor é dissipado para o ambiente.

O purificador de água com placa eletrônica é indicado para residências, em especial aquelas onde o consumo de água gelada é baixo.

Leia também: Quais os benefícios da água filtrada?

Purificador de água com compressor

purificador de água com compressor purificador de água com compressor

Se a sua família em casa é grande ou você possui um escritório ou consultório onde atende muitas gente, o purificador de água com compressor pode ser uma opção melhor.

Esse modelo é indicado para locais com fluxo maior de pessoas, pois tem uma capacidade de refrigeração melhor e em tempo menor do que o aparelho com placa eletrônica.

O volume de água gelada gerada pelo compressor pode chegar a 50 litros por dia, dependendo do modelo. Além disso, esse tipo de purificador costuma ser mais resistente, especialmente a oscilações de tensão.

Confira um comparativo entre as vantagens e desvantagens de cada tipo de purificador e veja qual pode ser a melhor opção para você.

Vantagens

PURIFICADOR DE ÁGUA ELETRÔNICO PURIFICADOR DE ÁGUA COM COMPRESSOR
Economia de energia Gela a água mais rápido
Mais barato Refrigera grandes quantidades de água
Mais leve Indicado para quem consome mais água gelada
Mais resistente

Desvantagens

PURIFICADOR DE ÁGUA ELETRÔNICO PURIFICADOR DE ÁGUA COM COMPRESSOR
Demora mais a refrigerar a água Consome mais energia
Gela um volume menor de água Mais pesado
Não atende locais com grande fluxo de pessoas Mais caro

Afinal, qual o melhor purificador de água?

Essa resposta vai depender de como você prefere consumir a água e quanto pode investir no equipamento.

Se prefere água gelada e em maior quantidade, vale adquirir um purificador com compressor. Essa opção pode compensar ainda mais se o aparelho for instalado em escritório ou consultório pequeno ou em uma casa com mais de 3 pessoas.

Já se você consome pouca água gelada, diariamente, pode optar por um purificador eletrônico. Esse modelo também é indicado para residências com até 2 pessoas.

E agora, já dá para saber qual o melhor purificador de água para você? O eletrônico ou com compressor? Faça a sua escolha e adquira já o seu purificador na nossa loja virtual.