,

Quais os benefícios da água filtrada?

Tomar água é vital para a sobrevivência de qualquer ser vivo. Para nós, humanos, mais importante ainda é ingerir água filtrada, pura, livre de sujeiras, produtos químicos e organismos prejudiciais à saúde, como germes, vírus e bactérias.

Essa necessidade é tanta que em outros posts por aqui nós já explicamos como o uso de bebedouros ajuda a prevenir doenças, sobretudo em locais de grande movimentação de pessoas, e as vantagens do uso de bebedouros industriais.

Para reforçar ainda mais essa importância, neste post vamos listar os principais benefícios da água filtrada e por que você não pode abrir mão dela. Confira:

Evita doenças

O consumo de água de má qualidade, sem ser tratada ou filtrada, pode provocar diversas doenças, como diarreia, náuseas, febre e vômitos, principalmente em crianças. Isso ocorre por causa da contaminação da água por bactérias e parasitas, que originam, entre outros problemas, a salmonela e a giardíase, respectivamente. Sujeira, germes e vírus presentes na água contaminada também podem provocar outras patologias.

Reduz a pressão arterial

Quanto mais filtrada a água, menos sais e cloretos de sódio ela carrega em sua composição. Isso evita uma série de distúrbios, sobretudo da pressão arterial, um dos maiores desencadeadores de problemas cardíacos.

Ajuda a perder peso

Quando realizamos qualquer tipo de atividade física, nossa temperatura corporal aumenta e perdemos líquido. Para equilibrar o estado do organismo e reidratar, o ideal é tomar água gelada. Além de repor o que foi perdido, a diferença de temperatura faz com que o metabolismo se acelere para aquecer e igualar essa desigualdade, aumentando o gasto calórico.

Aumenta a absorção de nutrientes

A água filtrada, pura e livre de organismos nocivos à saúde, colabora com o transporte de nutrientes, pois deixa o sangue mais fluido, e, por consequência, melhora a absorção de vitaminas e sais minerais pelo organismo. Vitaminas B e C sintetizam nas células somente a partir do contato com a água.

Hidrata a pele

Essa melhor absorção dos nutrientes provocada pela água também faz bem à pele, pois os sais minerais e as vitaminas são fundamentais para mantê-la firme e bem hidratada. Sem suficiente água de boa qualidade, ela fica seca, quebradiça, flácida e com menos brilho.

Regula o intestino

Os benefícios da água filtrada são inúmeros para o corpo humano. Ela também ajuda a manter o intestino regulado, pois hidrata as fibras dos alimentos ingeridos, aumentando o volume do bolo fecal, o que faz com que as fezes sejam eliminadas com maior facilidade.

Melhora a digestão

Para ter o intestino trabalhando corretamente, nada melhor que uma boa digestão. Para  isso, é preciso beber bastante água para produzir saliva na quantidade ideal para ajudar na mastigação e na deglutição dos alimentos.

Facilita o trabalho dos rins

Os rins funcionam como filtros em nosso corpo. Já imaginou a sobrecarga neles se ainda precisassem eliminar as impurezas contidas em águas contaminadas ou com sujeira? Tomar água filtrada só facilita o trabalho desses órgãos, que eliminam as toxinas do organismo, sobretudo o chumbo, impedindo que o sangue fique denso e viscoso, evitando infecções urinárias, pedras, cálculos e insuficiências renais.

Benefícios da água filtrada para o meio ambiente

A água filtrada não faz bem somente para os seres humanos, ela também colabora com o meio ambiente. Não só reduz as doenças, como elimina o uso de plástico para o seu envase, que tem como uma de suas matérias-primas o petróleo e demora pelo menos 400 anos para se decompor.

Além de essencial para uma vida saudável, são inúmeros os benefícios da água filtrada para a manutenção do organismo. Por isso, beba bastante água — o ideal são dois litros por dia —,  sempre de boa procedência.

Para saber mais sobre esse assunto, como as diferenças entre filtro e bebedouro, acesse nosso site. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a importância desse tema, entre em contato conosco, que tiraremos todas as suas dúvidas. Até a próxima!

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] isso, é essencial que a água que consumimos seja filtrada para ficar livre de […]

Os comentários estão fechados.