riscos de beber água não filtrada
, , ,

Quais os riscos de beber água não filtrada?

A água que chega às torneiras das nossas casas, apesar de já tratada, pode conter ainda substâncias que se ingeridas podem ser prejudiciais à nossa saúde e provocar várias doenças.

Por isso, é essencial que a água que consumimos seja filtrada para ficar livre de impurezas.

Confira este conteúdo e conheça os riscos de beber água não filtrada, quais os sinais de contaminação do líquido e como purificar a água na sua casa.

Riscos de beber água não filtrada

Febre, diarreia, vômito, dor de barriga, desidratação, infecção intestinal. Essas são algumas das doenças que podem ser provocadas pela ingestão de água de má qualidade.

Como já dissemos, mesmo a água tratada que chega às torneiras das residências, pode ser contaminada principalmente por bactérias e parasitas.

Veja também outros elementos que podem contaminar a água:

  • substâncias cancerígenas, como o arsênico;
  • compostos orgânicos voláteis, encontrados em solventes, que podem causar dores de cabeça, alergia cutânea, irritação nos olhos, no nariz e na garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória;
  • fluoreto, mais conhecido como flúor, que se consumido em excesso pode desenvolver problemas como a baixa de imunidade e favorecer o aumento de risco de câncer;
  • metais pesados, que são bastante tóxicos para o organismo;
  • bactérias e vírus;
  • alumínio, que pode se relacionar a distúrbios no sistema nervoso, no intestino, fígado, risco de Alzheimer e doença de Parkinson;
  • cloro, também um elemento tóxico que estimula o crescimento de radicais livres capazes de danificar e destruir células.

Cloro na água faz mal à saúde?

Sinais de contaminação da água

Pode parecer óbvio, mas é importante reforçar que a água jamais deve ser consumida se ela estiver com qualquer sujeira, com o aspecto turvo ou com algum cheiro ou coloração.

Também evite a ingestão se notar pequenas partículas de sujeira em suspensão no líquido.

Porém, você já viu neste conteúdo que mesmo quando a água aparentemente está limpa, ela pode conter elementos prejudiciais à saúde. Por isso, a importância de filtrá-la.

Se não for possível beber água filtrada, o melhor é optar pela água mineral que é sempre submetida a testes de qualidade antes de ser engarrafada.

Caso você não tenha acesso à água mineral na sua região, o ideal é ferver a água antes do consumo, pelo menos por três a cinco minutos, que é o mínimo para começar a purificação da água.  A fervura é uma ótima forma de eliminar bactérias, vírus e parasitas. 

Como purificar a água em casa

riscos de beber água não filtrada

O jeito mais simples e barato de consumir água de boa qualidade é ter um filtro em casa.

A vela instalada dentro do aparelho retém as impurezas da água e elimina possíveis sabores e odores. Hoje no mercado você encontra modelos de barro e o de pressão, que é ligado diretamente na água encanada.

Existem também os purificadores de água. A vantagem em relação ao filtro é que o purificador tem um processo de limpeza mais completo, sendo capaz de retirar cloro, sais, bactérias, odores e sólidos suspensos, como areia e argila, entre outros.

riscos de beber água não filtrada

Além disso, esse equipamento tem um consumo menor de energia e alguns nem precisam ser ligados na tomada.

Quem não tem acesso a esses equipamentos pode utilizar dois recursos: ferver a água, como já falamos neste post, ou aplicar uma solução chamada hipoclorito de sódio, vendida em farmácias e supermercados.

Você deve pingar de 2 a 4 gotas da solução para 1 litro de água e deixar agir por 30 minutos. Esse procedimento deve ser feito especialmente quando a água é proveniente de cisternas e poços artesianos, por exemplo.

Viu só quantos são os riscos de beber água não filtrada? Por isso, não descuide da saúde e sempre beba água de qualidade. Aproveite e visite a nossa loja online e procure um purificador para ter uma água ainda mais limpa na sua casa!

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] ela esteja livre de impurezas e para isso é necessário utilizar filtros ou purificadores, não beber água não filtrada, entre […]

Os comentários estão fechados.